A proposta para a implementação do Grêmio Estudantil no Colégio Meta se iniciou a partir do projeto didático do Itinerário Formativo O Direito nas trajetórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, ministrado pelo professor Lucas Mendes em 2023. Com essa ação, o Colégio avançou consideravelmente na trajetória da formação integral, ética e cidadã e democrática, com vistas ao desenvolvimento das habilidades e competências transformadoras.
As agremiações estudantis se caracterizam como entidades representativas da comunidade discente e, aos seus membros, cabem as mesmas responsabilidades de defender os interesses e atuar em prol das demandas e bem estar da comunidade discente que representam. Para além do exercício da cidadania, os integrantes do Grêmio Estudantil desenvolvem competências e habilidades políticas, fundamentadas por conceitos sociológicos e filosóficos imprescindíveis às relações sociais. Por isso, é tão importante promover essa experiência aos jovens em formação.
Desde que o projeto se iniciou, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender conceitualmente o que é, como se compõem e qual a finalidade do Grêmio Estudantil, em quais legislações está fundamentado, a partir de quais mecanismos se apoiam as suas ações, o que são estatutos, regimentos, assembléias, prestação de contas, entre tantos outros conhecimentos que se relacionam ao contexto. Puderam ainda vivenciar o processo de formação de chapas, a elaboração e divulgação de propostas, eleição e apuração dos resultados.
Neste ano de 2024, o novo enredo criado em 2023 se consolida, de acordo com as expectativas. Agora, a entidade estudantil está normatizada, com estatuto próprio aprovado em plenária realizada na Mostra dos itinerários Formativos , no fim de 2023, da qual participaram pais, familiares, equipe escolar e estudantes. A ideia é mesmo a de perpetuar a entidade estudantil e a vivência verdadeiramente democrática, melhor preparando os jovens estudantes para a vida em sociedade e o enfrentamento dos desafios futuros.