Embora seja cada vez mais reconhecida a importância do desenvolvimento intencional de capacidades que extrapolam os conteúdos cognitivos, muitas vezes surgem questões sobre como a educação socioemocional acontece na prática.
Já é unânime para os educadores a relevância do trabalho pedagógico focado nas competências socioemocionais. Mas, o que é Educação Socioemocional?
A educação socioemocional é o processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, o tema passou a fazer parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Trata-se de uma perspectiva que promove de maneira intencional o trabalho com a inteligência emocional e as chamadas competências socioemocionais. Essa abordagem sempre aconteceu dentro do Colégio Meta, entretanto, essa preocupação se tornou ainda mais evidente, pois a carência de socialização acabou sendo um prejuízo para todos, já que é por meio das relações que acontecem muitos aprendizados. Com o isolamento social, os índices de ansiedade e depressão aumentaram de sobremaneira. Se para os adultos esse cenário já é difícil, imagine nessa fase da vida.
E foi aí que o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, chegou no Colégio!!! O LIV é o programa que desenvolve o pilar socioemocional em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. O LIV acredita que todas as nossas vivências e os sentimentos envolvidos nelas nos ensinam, diariamente, a nos relacionarmos conosco e com o mundo ao nosso redor. E foi assim que as aulas de Educação Socioemocional, visivelmente, fizeram a diferença na vida dos estudantes do Colégio Meta.
O programa oferece aulas semanais que acontecem por meio de histórias em que as crianças são presentadas a situações comuns, vividas em seu dia-a-dia, gerando identificação com os personagens Juno, Lupe e Mel, da Educação Infantil, e Tomás, Geraldo e Fernanda, do Ensino Fundamental I.
As mascotes do LIV representam um papel fundamental em todo esse processo de construção. No Ensino Fundamental I, são parte integrante da turma. Tomás, Geraldo e Fernanda são tão queridos pelos amigos que cada um ganhou um cantinho especial dentro das salas de aula. Já na Educação Infantil, os personagens Juno, Lupe e Mel ganharam uma casa muito linda… A CASA AMARELA, espaço de fala e de escuta em que acontecem muitas das aulas de Educação Socioemocional.
O amor e carinho pelas mascotes são tão grandes que toda semana uma criança convida a mascote da sua turma para passar o final de semana juntos, em família. Por meio deste projeto, que é desenvolvido em parceria com as famílias, as crianças colocam em prática tudo que aprendem nas aulas de Educação Socioemocional: respeito, amizade, cooperação, generosidade, amor.
O projeto acontece para algumas turmas do Ensino Fundamental, funciona em sistema de rodízio e a mascote passa um final de semana na casa de cada um dos alunos. Além da pelúcia, os estudantes também levam um caderno de registros, no qual, os pais anotam as atividades realizadas com a mascote, contam sobre as aventuras vividas e até colocam fotos.
O vínculo afetivo entre a criança e a mascote é muito especial e repleto de aprendizado, uma vez que, com o cuidado diário, as crianças passam a ter algumas responsabilidades, não pode sujar, rasgar e maltratar a sua mascote. Isso aumenta o laço de união e de amizade entre as crianças e até entre as famílias que participam ativamente do projeto, promovendo passeios com a mascote, registrando esses momentos tão especiais e compartilhando com os professores e toda a turma.
Professores, crianças e famílias embarcam na aventura e na imaginação de tornar a mascote um membro da turma. Levá-la para casa permite que a criança dialogue com sua família, fale sobre suas vivências na escola, favorecendo a interação entre todos.