Na quinta-feira, 18 de maio, ocorreu a posse oficial do primeiro Grêmio Estudantil do Colégio Meta (gestão 2023) em cerimônia solene, com a presença do Vereador Arthur Spíndola. Também foram convidados o Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Luíz Lepinsk, mas os mesmos estavam impossibilitados de comparecer.
A proposta se iniciou a partir do projeto do Itinerário Formativo O Direito nas trajetórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, ministrado pelo professor Lucas Mendes e em curso neste ano. Com essa ação, o Colégio avança consideravelmente na trajetória da formação integral, ética e cidadã e democrática, com vistas ao desenvolvimento das habilidades e competências transformadoras.
As agremiações estudantis se caracterizam como entidades representativas da comunidade discente e, aos seus membros, cabem as mesmas responsabilidades de defender os interesses e atuar em prol das demandas e bem estar da comunidade discente que representam. Para além do exercício da cidadania, os integrantes do Grêmio Estudantil desenvolvem competências e habilidades políticas, fundamentadas por conceitos sociológicos e filosóficos imprescindíveis às relações sociais. Por isso, é tão importante promover essa experiência aos jovens em formação.
Desde que o projeto se iniciou, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender conceitualmente o que é, como se compõem e qual a finalidade do Grêmio Estudantil, em quais legislações está fundamentado, a partir de quais mecanismos se apoiam as suas ações, o que são estatutos, regimentos, assembléias, prestação de contas, entre tantos outros conhecimentos que se relacionam ao contexto. Puderam ainda vivenciar o processo de formação de chapas, a elaboração e divulgação de propostas, eleição e apuração dos resultados.
Na Unidade Jardim Regina, três chapas concorreram ao pleito, Dice, CTE e 96. A votação e a apuração ocorreram no dia 15 de maio e os resultados apurados indicaram a Chapa 96 como ganhadora, neste ano. Todo o processo de apuração foi acompanhado por representantes das três chapas concorrentes, de acordo com os critérios previamente definidos e conhecidos por todos. A competitividade eleitoral terminou no momento da apuração, já que a principal finalidade da entidade estudantil é harmonizar todos os estudantes.
Na Unidade Itaici, formou-se uma única chapa, a Nova Geração Estudantil-NGE, legitimamente apoiada pela íntegra dos estudantes do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio.
A bela e bem planejada cerimônia de posse, conduzida pelo professor Renan Gomes de Oliveira, revelou alegria, respeito e harmonia entre todos. Sucesso ao Grêmio Estudantil 2023 do Colégio Meta!